Como a Governança de TI ajuda a reduzir gastos?

A melhor maneira de garantir os resultados de seu negócio e também o controle de custos e despesas é controlar o andamento das atividades e processos. Desse modo, é possível realinhá-los de acordo com os objetivos e estratégias quando necessário. Isso só será possível com um bom projeto de Governança de TI implementado.
Acompanhe nosso post dessa semana para saber como usar a tecnologia de informação a seu favor:
VISÃO GERAL DE SEU NEGÓCIO COM A GOVERNANÇA DE TI
Pense na área Tecnologia da Informação como sua aliada de gestão. Qual tem sido a média de custo por visita a cliente do departamento comercial? Quantas impressões a área de Finanças faz em média por mês? Esses custos são KPIs desses departamentos?
Para muitas pessoas esse nível de detalhe no acompanhamento das atividades ainda parece burocrático demais. Porém, a Governança de TI atua exatamente no controle de qualquer atividade que impacte nas diretrizes do negócio. São inúmeros os relatórios que podem ser gerados, facilitando o cruzamento de dados. Assim, é possível encontrar uma saída com melhor custo-benefício para os processos mais dispendiosos.
Só é possível afirmar que tudo está sob controle quando houver um alinhamento geral de todos os processos com os objetivos da empresa. E também quando cada atividade seja passível de mensuração, ajuste, reporte e melhora contínua.

3 MANEIRAS PRÁTICAS DE ECONOMIZAR ATRAVÉS DA GTI
A redução de custos tem sido uma preocupação constante em todos os segmentos. Devido ao cenário econômico, qualquer sugestão com esse objetivo desperta interesse. Só é importante tomar cuidado para não impactar as áreas de Pesquisa e Inovação, por exemplo. De modo diferente, correria-se o riso de diminuir a vantagem competitiva do seu negócio.
Veja algumas estratégias que possivelmente te ajudarão a reduzir custos sem impactar nos resultados:
APOSTAR EM PLATAFORMAS DE CLOUD COMPUTING
Além de, em alguns casos, dispensar contratos com softwares de produção textual e planilhas, os fornecedores de cloud computing atuam sob demanda, o que possibilita um maior controle da despesa com o serviço. Mas atenção, antes de encerrar contrato com um fornecedor fixo, tenha certeza de que compreende a sazonalidade do seu negócio. Com essa medida você evitará, por exemplo, congestionamento no site e problemas com vendas em períodos de pico.
CONTROLE DE ENERGIA NO DATACENTER
Alguma vez sua empresa já avaliou a eficiência energética do prédio onde está instalada? E mais especificamente do datacenter?
Em geral, 50% da despesa com energia em um datacenter está relacionada com sua refrigeração.

GOVERNANÇA DE TI E GESTÃO DA QUALIDADE
Como já apontamos, ter uma visão holística de seu negócio é fundamental para saber onde direcionar esforços, e isso por ser alcançado com um bom projeto de Governança de TI. Nesse sentido, a área de Qualidade é uma importante aliada. Nossa experiência nos mostrou que a otimização dessa reduz custos com mão-de-obra, por otimizar processos, evitando retrabalho e excesso de horas extras, por exemplo.

EFICIÊNCIA E SEGURANÇA GARANTIDOS COM A GTI
Basicamente, a Governança de TI é um excelente aliado para integrar pessoas e processos, sendo um dos principais elementos na automação de processos, na gestão de marketing devido às inúmeras possibilidades de cruzamento de dados e, também, no sigilo e segurança das informações trocadas entre colaboradores.
Gostou deste post? Tem algo a acrescentar ou perguntar? Então, deixe o seu comentário!

Referências: Portal GSTI , OP Services, Teclógica.

Posts Relacionados