Hoje em dia, a tecnologia é um dos principais fatores que permitem a agilidade dos processos. É possível entender melhor o mercado, reduzir custos, dar mais mais foco ao negócio. É possível, ainda, oferecer um melhor atendimento aos clientes. Para aprimorar ainda mais esses benefícios, tem sido comum a prática de outsourcing de TI. Mas, o que é isso?
Outsourcing de TI é a terceirização da governança de TI, manutenção de equipamentos e até mesmo atendimento. Isso vale tanto de clientes internos quanto externos. Buscar uma empresa parceira permitirá ao seu negócio, por exemplo, um maior foco no core business da empresa.
Veja alguns dos principais benefícios do outsourcing de TI e como ele ajuda a agregar valor aos serviços de sua empresa!
REDUÇÃO DE CUSTOS
Independentemente do tipo de negócio, encontrar maneiras de reduzir custos é sempre parte da rotina. Geralmente essa redução está ligada à eficiência de algum processo. Dessa forma, pode garantir maior competitividade ao negócio.
Muitas vezes, ao encontrar um elemento que permita uma redução de custos considerável, é possível até mesmo reavaliar as estratégias de precificação e vendas. No que se refere ao outsourcing de TI, a economia fica muito evidente. Não é necessário investir na aquisição de equipamentos e manutenção, por exemplo. Há economia também no processo de contratação de profissionais da área e até mesmo no espaço físico da empresa, que pode ser aproveitado de uma maneira mais estratégica.
Na hora de escolher uma empresa parceira, optar por contratos flexíveis, ou seja, sob demanda, podem diminuir ainda mais o custo operacional da área.
KNOW-HOW EM TI
Muitas vezes, é custoso para profissionais de TI terem acesso às melhores opções do mercado em um departamento interno. Isso porque o foco no negócio é outro e a área de TI é vista como meio, e não como fim. Embora essa visão não esteja completamente errada, já concordamos na importância da tecnologia para a evolução do negócio.
Então, ao optar pelo outsourcing de TI, a empresa terá acesso a um atendimento especializado. Isso é, garantido por profissionais cujo core business é tecnologia. Logo, o ambiente da empresa parceira se mantém atualizado com as melhores tendências, capacita seus colaboradores e, com isso, oferece serviços mais ágeis, seguros e completos.
Mesmo que a preocupação seja com nível de eficiência, saiba que a maioria das terceirizações são firmadas com contratos que exigem a qualidade do nível de serviço. Ou seja, a qualidade do processo de gestão não fica comprometida.
GESTÃO MAIS ESTRATÉGICA
Transferir as operações para uma empresa terceirizada permite um maior foco no core business, ou seja, na atividade-fim do negócio. Isso significa que a equipe interna poderá focar no desenvolvimento estratégico do que traz rendimentos para a empresa.
Assim como os processos de TI estarão sob a responsabilidade de uma equipe especializada, será possível preparar internamente uma equipe mais focada em entregar melhores ofertas e soluções aos clientes.
COMO IMPLEMENTAR UM OUTSOURCING DE TI
O principal ponto é entender quais são as demandas mais recorrentes de sua empresa. Existem diversos tipos de outsourcing de TI especializados em cada solução de tecnologia utilizada na rotina de diversos tipos de negócio:
- Infraestrutura (equipamentos em geral e data center)
- Segurança digital
- Help Desk e Service Desk
- Instalação, manutenção e monitoramento de redes
- Soluções em telefonia, entre outros.
A próxima etapa, então consiste em buscar informações a respeito dos fornecedores encontrados. Embora seja uma tarefa comum à contratação de qualquer fornecedor, dê uma atenção especial e faça contato com as empresas indicadas como parceiras para investigar a qualidade das entregas.
Mesmo que tenha contratado uma empresa líder de mercado, isso não dispensa a necessidade de acompanhar as métricas. Organize reuniões semanais par analisar o nível de desempenho, número de incidentes, taxa de disponibilidade e qualquer outro fator que considerar importante para o seu negócio.
Há ainda um bônus: com uma maior agilidade no atendimento das demandas internas e externas, tanto colaboradores quanto clientes terão suas rotinas impactadas positivamente.
Ou seja, investir no outsourcing de TI pode ser o que falta para que seu negócio encontre os diferenciais competitivos que o reposicionarão no mercado.
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