Aprimore o engajamento do cliente com soluções de IA

Relatório Global Customer Engagement 2024 da Vonage revela que o consumidor prefere uma variedade de canais para a se comunicar com as empresas. Do total, 36% preferem celulares; 31% preferem aplicativos e 29%, chamadas telefônicas.

Os números mostram que apenas 42% se dizem “muito satisfeitos” com a comunicação atual com as empresas. A satisfação é prejudicada por várias barreiras, incluindo longos tempos de espera (63%), falta de opções de contato por voz (59%), ausência de suporte 24/7 (48%) e sistemas de autoatendimento insatisfatórios (46%).

A Importância da Experiência do Cliente (CX)
O relatório da Vonage alerta para um dado preocupante: quase três quartos (74%) dos clientes consideram trocar de empresa devido a experiências negativas – e para quase metade (46%), poucos incidentes desagradáveis são suficientes para impulsionar essa mudança.

Ferramentas de IA: Transformando o Atendimento ao Cliente
A IA surge como uma ferramenta transformadora, capaz de:
Priorizar consultas de clientes com urgência.
Escalar soluções de autoatendimento.
Implementar sistemas de URA inteligente e direcionamento baseado em habilidades, otimizando a experiência do cliente e evitando insatisfações.

Adoção Crescente de Assistência Virtual Inteligente
O estudo antecipa um aumento significativo no uso de assistentes virtuais IA, com projeções de que o uso de chatbots e vídeo chat mais que dobrará nos próximos 6 a 12 meses – de 10% para 23% para chatbots, e de 13% para 26% para o bate-papo por vídeo.

A Logithink desenvolve soluções baseadas em IA que podem contribuir para melhorar a experiência dos seus clientes, como chatbots, e otimizar o trabalho dos seus colaboradores, como a NFLegal, a LogiBot e a LogiPay.

Benefícios de uma CX Positiva: Construindo Lealdade à Marca
Uma experiência positiva com o cliente não só gera feedback favorável (56%) e promove compartilhamento boca a boca (55%), mas também aumenta a lealdade à marca (52%) e incentiva compras adicionais (36%). As empresas que adotam a IA para enriquecer as comunicações estão posicionadas para fomentar conversas valiosas que solidificam a lealdade e impulsionam o crescimento.

Posts Relacionados