Wagner Estruquel
O ERP é o coração tecnológico de muitas empresas. Reconhecer o momento certo para a troca desse sistema é fundamental para manter a competitividade e eficiência operacional. É fundamental reconhecer os sinais que indicam que chegou a hora de considerar uma mudança de sistema.
Um dos primeiros sinais de que seu ERP está ficando obsoleto é a queda no desempenho. Se você nota tempos de resposta cada vez mais longos; travamentos frequentes do sistema e dificuldades em processar volumes maiores de dados, é sinal de que seu ERP pode não estar mais atendendo às necessidades da sua empresa em crescimento.
Integração com novas tecnologias
O mundo da tecnologia está em constante evolução. Se seu ERP atual não suporta operação em nuvem ; não oferece acesso mobile robusto e não possui capacidades de inteligência artificial ou machine learning, está na hora de considerar uma atualização para manter sua empresa competitiva no mercado.
Manutenção/Suporte
Outro indicativo importante são os custos de manutenção elevados. ERPs antigos ou de fabricantes estrangeiros frequentemente exigem manutenção constante e cara; customizações frequentes para atender novas necessidades ou a legislação brasileira; e uma equipe de TI dedicada para manter o sistema funcionando.
Se os custos de manutenção estão aumentando constantemente e/ou o custo de atualizações de novas versões e releases, pode ser mais econômico a longo prazo investir em um novo sistema.
Falta de conformidade com regulamentações
As regulamentações de negócios e de dados estão sempre mudando. Escolher um sistema projetado para outro país pode ser um erro grave que custará o Compliance da sua empresa e a deixará sujeita a multas. Um ERP aderente se adapta facilmente a novas regulamentações e fornece relatórios necessários para conformidade legal.
Se o seu sistema não oferece recursos de segurança de dados atualizados, você pode estar colocando sua empresa em risco de não conformidade.
Falta de visibilidade em tempo real
Negócios modernos e decisões estratégicas exigem informações em tempo real. Se seu ERP não fornece dashboards atualizados em tempo real; se ele dificulta a geração de relatórios personalizados e não oferece insights baseados em dados para tomada de decisões, sua empresa pode estar perdendo oportunidades valiosas de mercado.
Limitações de escalabilidade
À medida que sua empresa cresce, seu ERP deve acompanhar. Sinais de problemas incluem a incapacidade de adicionar novos usuários sem afetar o desempenho; dificuldades em expandir para novas localizações ou linhas de negócios e falta de suporte para operações globais ou multimoeda. Um ERP que limita seu crescimento é um ERP que precisa ser substituído.
A decisão de trocar um sistema ERP é significativa e não deve ser tomada de forma leviana. No entanto, ignorar estes sinais pode resultar em ineficiências operacionais, riscos de segurança e perda de vantagem competitiva.
Ao reconhecer estes indicadores precocemente, sua empresa pode planejar uma transição suave para um sistema ERP moderno que suporte seu crescimento futuro, melhore a eficiência operacional e forneça as ferramentas necessárias para prosperar na era digital.
Lembre-se, um ERP não é apenas uma ferramenta de TI, mas um investimento estratégico no futuro do seu negócio. Escolha sabiamente e prepare sua empresa para o sucesso a longo prazo.
*Wagner Estruquel é executivo de vendas da Logithink