Procura por soluções personalizadas faz setor disparar; na Logitink, a produção de software saltou 40% em 2 anos
O mercado global de software está em plena expansão. Estimativas do Statista Market Insights apontam que o setor deverá gerar US$ 698,80 bilhões em receitas em 2024, um crescimento impulsionado pela transformação digital que atravessa todos os setores da economia. E o Brasil ocupa posição de destaque nesse cenário, liderando os investimentos em TI na América Latina, conforme aponta o Estudo Mercado Brasileiro de Software– Panorama e Tendências 2024, produzido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a International Data Corporation (IDC).
De acordo com dados do estudo do IDC, o Brasil ultrapassou a Coreia do Sul e a Itália, voltando a estar entre as 10 potências globais, com US$ 50 bilhões em investimentos. A pesquisa mostra que o País manteve 1,6% dos investimentos em tecnologia em nível global e 37,2% dos investimentos em toda a América Latina. O estudo da ABES revela ainda que 30% dos investimentos de TI feitos no Brasil são dedicados ao desenvolvimento de softwares personalizados.
Na avaliação de Fernando Brolo, CSMO da empresa de TI Logithink, investir em automação, soluções de inteligência artificial e softwares é um caminho sem volta para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. “A automação não apenas permite integrar processos e aumentar a produtividade, mas também reduz significativamente os erros operacionais e os custos associados. A customização de ERP, por sua vez, garante que o sistema seja perfeitamente adaptado às necessidades específicas da empresa, proporcionando uma melhoria substancial na eficiência operacional e na qualidade da tomada de decisões. Esses fatores são fundamentais não apenas para a competitividade imediata, mas também para a longevidade e sustentabilidade de uma companhia em um mercado cada vez mais dinâmico e exigente,” enumera Brolo.
Mercado emergente
Esses números não apenas destacam a relevância do setor de software para a economia brasileira, mas também sublinham a direção estratégica que o empresariado deve seguir. “O desenvolvimento de software é um motor de inovação e competitividade, essencial para a transformação digital das empresas e para o crescimento sustentável do país. Investir em software é investir no futuro, na eficiência operacional e na capacidade de adaptação às novas tecnologias. Embora os ERPs sejam ferramentas poderosas, a verdadeira eficácia desses sistemas muitas vezes depende de customizações que os tornem perfeitamente aderentes às operações específicas de cada empresa. A criação de aplicações personalizadas para solucionar gargalos, aprimorar e agilizar processos é uma área em franca expansão no Brasil,” comenta Luiz Gustavo Dias, sócio-fundador da Logithink, empresa com atuação nacional e sede em Campinas.
Luiz Gustavo acrescenta que a procura pela Fábrica de Software da Logithink aumentou em 40% nos últimos dois anos, refletindo a crescente demanda por soluções sob medida que atendam às necessidades únicas das empresas e impulsionem sua eficiência e competitividade no mercado. “Esse crescimento abrangeu empresas de todos os setores e tamanhos, demonstrando que a tecnologia personalizada pode ser acessível e benéfica para todos. A capacidade de adaptar soluções tecnológicas às especificidades de cada negócio é o que realmente faz a diferença na otimização de processos e na obtenção de resultados superiores,” comenta.
Qualidade atestada
Um importante indicador da qualidade do software desenvolvido no Brasil é a certificação MPSBR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), concedida após um rigoroso processo de adequação pela Softex. “Essa certificação é uma prova incontestável de que a empresa segue padrões internacionalmente reconhecidos para garantir a excelência do software desenvolvido. No Brasil, menos de 30 companhias possuem essa certificação no nível de maturidade C, o que ressalta a exclusividade e a importância dessa conquista. A Logithink orgulha-se de ser uma dessas empresas, demonstrando nosso compromisso com a qualidade e a inovação, características que estão no nosso DNA”, completa Brolo.