A SecurityScorecard, empresa líder em Classificações de Segurança, lançou o Cyber Resilience Scorecard durante a Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Este Scorecard oferece uma visão abrangente dos riscos cibernéticos globais, fornecendo insights valiosos baseados em dados para líderes protegerem as economias mundiais.
Entre as principais descobertas, destaca-se a correlação entre a exposição ao risco cibernético de um país e seu Produto Interno Bruto (PIB), evidenciando que a prosperidade econômica está intrinsecamente ligada à capacidade de enfrentar ameaças cibernéticas complexas.
Grupos organizados
A pesquisa revela que 10 grupos de autores de ameaças estão por trás de 44% dos incidentes cibernéticos em todo o mundo. A pesquisa mostrou que a infraestrutura operacional desses grupos está concentrada em alguns países: 24% na China e outros 15% na Federação Russa.
Gigantes de TI na mira
Os setores de serviços de informação e tecnologia experimentaram a maioria dos incidentes cibernéticos, seguidos pelas empresas de infraestrutura, incluindo telecomunicações, serviços financeiros e governo. Essa concentração de risco enfatiza a importância da gestão colaborativa de riscos cibernéticos.
Classificação de Riscos
A transparência proporciona uma melhoria de 53% na eficácia da gestão de riscos cibernéticos de terceiros. Por isso, as Classificações de Segurança fornecem aos líderes globais uma estrutura compartilhada para o gerenciamento de riscos de segurança cibernética.