As empresas enfrentam desafios constantes para se manter competitivas e eficientes. Apesar de já ter se tornado uma tecnologia consolidada, a nuvem ainda encontra resistência. Se você ainda é uma dessas pessoas, vamos destacar os principais motivos pelos quais sua empresa deve aderir a essa tecnologia.
A escalabilidade é um dos pontos mais atraentes da nuvem. Com ela, as empresas podem rapidamente ajustar seus recursos de acordo com suas necessidades, sem interrupções. Se há um aumento na demanda devido a um novo projeto, ou lançamento de um novo produto, é possível ampliar a capacidade de processamento e armazenamento em tempo real. Quando a demanda diminui, os recursos podem ser reduzidos, permitindo uma operação mais eficiente e econômica.
Infraestruturas locais podem ser caras, dadas as despesas com hardware, manutenção e atualizações constantes, além da disponibilização de profissionais para gerenciar essa estrutura. A nuvem oferece uma alternativa até 40% mais econômica, eliminando a necessidade de grandes aquisições iniciais e suporte técnico frequente.
A nuvem garante a continuidade dos serviços em caso de falhas regionais, já que os dados podem ser rapidamente replicados em outra localização. Isso é indispensável para empresas que não podem parar. A continuidade das operações é assegurada, diminuindo riscos e maximizando a resiliência dos negócios. “No caso da Logithink, a solução LogiCloud armazena o backup do cliente em três nuvens diferentes. Isso garante que os dados sejam recuperados de forma ágil em caso de problemas. Segurança é essencial para todas empresas e nós sabemos disso”, afirma o sócio-fundador Fernando Brolo.
A nuvem é o meio perfeito para a integração de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT). Isso permite que as empresas adotem novas tecnologias, potencializando sua competitividade e inovação no mercado.
Soluções em nuvem como a LogiCloud facilitam o desenvolvimento e implementação dessas tecnologias de forma rápida e integrada. “A nuvem acaba sendo um impulsionador e uma espécie de atalho para a implementação de novas tecnologias. Em vez de listar os motivos para aderir à nuvem, seria mais rápido listar os motivos para não aderir. E eu não consigo pensar em algum”, completa Brolo.