Muitas vezes nos deparamos com alguns termos cujo significado pode não estar muito claro. Os indicadores KPI são um exemplo. Porém, atenção, entender o que é um KPI pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Veja mais detalhes a seguir.
O QUE SÃO INDICADORES KPI?
Em uma tradução livre, a sigla significa Indicadores-chave de Desempenho, do inglês Key Performance Indicator. Consiste em uma técnica de gestão de acompanhamento constante de todos os processos e atividades realizadas pela sua empresa. O intuito é corrigir ou ajustar determinados comportamentos ou situações para alinhá-los aos objetivos do negócio.
INDICADORES KPI E SEUS BENEFÍCIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPRESA
Se o seu negócio envolve vendas para o varejo, por exemplo, é muito importante conhecer a satisfação do consumidor final. Certo? Também é importante saber quantos de seus revendedores estão satisfeitos. Tanto com relação à qualidade do atendimento de seus representantes, quanto com a distribuição dos produtos.
Esses são apenas exemplos para demonstrar que a informação que você pretende obter deve estar relacionada com o seu negócio. Podem ser 2 ou podem ser 10. O número de indicadores KPI é você quem determina. Ou seja, não tem nada a ver com o faturamento ou tamanho da empresa. O importante é tornar os processos cada vez mais autônomos e inteligentes para facilitar a rotina e a tomada de decisão.
SEUS INDICADORES DE RESULTADOS ATUAIS PODEM SE TRANSFORMAR EM KPI
Alguns indicadores utilizados no dia a dia podem ser excelentes indicadores KPI. Tais como:
⦁ ROI (return on/over investiment) das ações de marketing e trademarketing;
⦁ CAC (custo por aquisição de cliente) da área comercial;
⦁ Satisfação do time e até mesmo dos clientes.
O ideal é que cada equipe saiba o impacto de cada atividade sobre os KPIs da empresa. Inclusive, muitas já atrelam esses indicadores às políticas de Recursos Humanos que envolvem remuneração variável e promoções, por exemplo.
CONSIDERE OS SEGUINTES FATORES AO DEFINIR SEUS INDICADORES KPI
O primeiro ponto é entender qual a relevância para o negócio. Se você vê o negócio crescer, é isso que seu KPI deve estar te mostrando. Em seguida, avalie como os dados serão obtidos, a metodologia deve ser clara e objetiva, de modo que todos os envolvidos possam compreender rapidamente as informações geradas.
Isso nos leva ao terceiro ponto: os indicadores KPI devem ser as principais ferramentas para a tomada de decisão. Não significa que não deve levar em conta sua experiência, pelo contrário, apoie-se nos dados apenas para confirmá-la!
E, por último, a periodicidade. Defina de quanto em quanto tempo os dados dos indicadores KPI serão analisados e quai ações serão decorrentes dessa análise.
Para que tudo isso funcione de maneira fluida e positiva, mantenha os envolvidos informados da importância de cada indicador. Assim, engajado nos processos de gestão, cada colaborador pode apresentar excelentes sugestões de melhoria!
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