Hoje é dia de homenagear as grandes mulheres da TI

Hoje é o Dia Internacional da Mulher e, apesar de ainda serem minoria no mercado de tecnologia, elas têm papel decisivo no mundo conectado em que vivemos. Você duvida? O primeiro algoritmo nasceu da mente de Augusta Ada Byron, Condessa de Lovelace. Sem a invenção do algoritmo, simplesmente não existiria o computador.

Um grupo de seis mulheres da Pensilvânia entrou para a história por trabalhar em um dos primeiros supercomputadores. Betty Snyder, Marlyn Wescoff, Fran Bilas, Kay McNulty, Ruth Lichterman e Adele Goldstine ficaram conhecidas como as Garotas do ENIAC e eram responsáveis pela configuração da supermáquina.

Muitas mulheres criaram linguagens de programação usadas até hoje. A irmã Mary Kenneth Keller, a primeira doutora em ciências da computação, participou do desenvolvimento da BASIC, uma das mais populares linguagens de programação da era pré-Windows. Jean Sammet criou a FORMAC e Grace Hopper foi uma das mães do COBOL.

A internet que tanto usamos hoje também tem o DNA de uma mulher. A designer de software e engenheira de redes Radia Perlman foi a responsável pela criação do protocolo STP, que melhorou a performance de sistemas conectados.

E se hoje “damos um Google” para descobrir qualquer coisa, devemos isso a Karen Sparck Jones, uma das criadoras do conceito de “inverso da frequência em documentos”, que nada mais é do que a base dos sistemas de busca e localização de conteúdo.

Outra mulher de destaque no mundo da tecnologia é Frances Allen, que entrou para a história como a primeira mulher a ganhar o Turing Award e, trabalhando na IBM, foi uma das responsáveis por desenvolver algumas das principais bases de sistemas de otimização de código e paralelização. Esse trabalho permitiu a criação dos PCs, ou computadores pessoais, que finalmente chegaram às casas. Como se não bastasse, ela criou alguns dos primeiros sistemas de segurança da NSA, a agência de segurança nacional dos EUA.

E o que falar das poderosas Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, as três mulheres negras que trabalharam como ‘computadores humanos’, entraram para a história da Nasa e estrelaram o filme “Estrelas Além do Tempo”?

As mulheres podem tudo, mas ainda é preciso ampliar a participação feminina no mercado de TI.

A Logi está de portas abertas para vocês. 👩‍💻

Entre no nosso site e se cadastre no nosso banco de talentos.

Feliz Dia da Mulher!

 

 

Posts Relacionados